Arte como educação

Bordadura nas artes visuais

Ano 2015

Trabalho desenvolvido com alunos do CAp/UFRJ nas aulas de artes visuais. O projeto Bordadura na Educação integra o projeto de pesquisa que desenvolvo nesta Instituição, intitulado Arte do Fio. Esses trabalhos foram desenvolvidos nas aulas e nas regências dos licenciandos em artes visuais da EBA/UFRJ, sob minha orientação, e tiveram como tema:
1.Cartografia da carta
2.Crochê de dedo
3.Redes de elástico
4.Lenços dos namorados

 

Objetos de Afeto

Ano: 2014
Fotografias: Maria Paula Vianna, Nuyddy Fernandes, Luciana Fleischman

O Projeto Objetos de afeto e tramas da escola: tecendo redes, desenvolvido no ano de 2014 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ) pelas educadoras Dra. Izabel Goudart e Ma. Mariana Guimarães e pela comunicadora Ma. Luciana Fleischman. Este projeto surgiu da intersecção dos projetos de pesquisa, ensino e extensão Aprender Brincando e Arte do Fio, desenvolvido pelas docentes.

Bordadura na educação

Ano: 2013

Trabalho desenvolvido com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, nas aulas de artes visuais. O projeto Bordadura na Educação integra o projeto de pesquisa que desenvolvo nesta Instituição, intitulado Arte do Fio.

A poética da boneca

O projeto A Bordadura na educação Básica, foi desenvolvido em 2012 com uma turma de segundo ano do ensino médio nas aulas de artes visuais no Colégio de Aplicação da UFRJ. O projeto teve como eixo temático e simbólico a boneca, um artefato da cultura material que está presente em todas as civilizações, ao longo da história da humanidade, e que carrega inúmeros significados simbólicos, místicos, antropológicos e sociais. Um objeto singelo que revela valores e costumes de uma determinada sociedade, não estando apenas ligado ao universo infantil e lúdico.

Mãos

Trabalho desenvolvido com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, nas aulas de artes visuais.

 Realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição na qual sou docente e pesquisadora, no setor de artes visuais, atuando com alunos da educação básica e na formação de professores de artes visuais.

Esse projeto integra o projeto de pesquisa que desenvolvo nesta Instituição, intitulado a Bordadura na Educação Básica.

Linha e Ponto

Estudo da linha e do ponto a partir do estudo da obra  Redes – do artista João Modé.  Trabalho realizada com alunos do 2° ano do ensino fundamental, nas aulas de artes visuais.

Realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição na qual sou docente e pesquisadora, no setor de artes visuais, atuando com alunos da educação básica e na formação de professores de artes visuais.