Textos

Artigo "Intervenção Poética em Inhotim"

Este artigo tem como objetivo apresentar e narrar a oficina de arte-educação realizada com trabalhadores da Associação de Catadores do Vale do Paraopeba – ASCAVAP – Brumadinho, MG. O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea de Inhotim a convite da Diretoria de Inclusão Social e Cidadania, que desenvolve ações de inclusão social em diversas comunidades e grupos ao redor do Instituto com o objetivo de fortalecer laços com eles, promover a cidadania, preservação e resgate de memórias de grupos tradicionais e apoio e orientação de políticas para geração de renda em grupos específicos. A oficina intitulada Intervenção poética em materiais coletados por catadores da ASCAVAP foi ministrada entre os dias 17 e 20 de maio de 2012, na Semana de Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus e cujo tema foi Museus em um mundo de transformação – novos desafios, novas inspirações.

Artigo "Diálogo com os tempos de outrora"

Publicado no Anais do I Encontro Regional do Rio de Janeiro sobre formação de professores para o Ensino da Arte.

Rio de Janeiro, UFRJ – 2010. p.153 a 161

 

Esse artigo tem como objetivo apresentar, ainda que breve, a origem da disciplina de Artes visuais no Colégio de Aplicação, que desde sua criação em 1948 já possuía em seu currículo esta disciplina, porém com o nome de Trabalhos manuais e uma proposta pedagógica diferente da atual. E visa promover o resgate e a memória da disciplina e o diálogo com tendências metodológicas do passado nos dias atuais.

Artigo "As palavras, as coisas do bordado e essa coisa de design"

Publicado no Anais do IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas.

Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, 2011. p. 475-485

 

Este artigo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa empírica realizada no ano de 2010 com bordadeiras tradicionais do Sertão Alagoano. E busca confrontar as palavras e as coisas do bordado com as palavras, representações e intervenções realizadas pelos órgãos e instituições promotoras do artesanato brasileiro, materializadas em catálogos de divulgação desses trabalhos.

Os trabalhos realizados nessas comunidades ribeirinhas ao Rio São Francisco são o bordado Rendendé em Entremontes e o bordado Boa Noite na Ilha do Ferro.

Artigo “Retalhos de memória”

Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto Retalhos de Memória, no IX Seminário sobre Museologia, História e Documentação. Realizado entre os anos de 2006 e 2009, em duas edições, o projeto contou com a participação de aproximadamente 150 idosas e teve como objetivo o resgate de histórias e memórias através do resgate de práticas artesanais com linhas e agulhas presentes no imaginário das participantes. E foi realizada com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Solidariedade do município de Resende e a ONG Obra Social, da cidade do Rio de Janeiro, e foi realizada em 8 centros de convivência e lazer para idosos.